Exposições
Longa duração
A exposição de longa duração reinaugurada em 2010, quando se iniciou um projeto de modernização e requalificação deste espaço, foi dividida em cinco módulos: A História da Câmara, Pinacoteca do Paço Municipal, Galeria dos Benfeitores, Galeria dos Presidentes e Sala de Vídeo.
A estrutura da exposição apresenta ao visitante acontecimentos como a implantação da primeira sede da administração colonial portuguesa no Brasil, com a chegada de Thomé de Souza, e uma nova leitura de fatos históricos importantes da história da Bahia, representados nos retratos e pinturas de vultos imortais, como por exemplo, o Retrato de Ana Nery, pintado por Victor Meireles e a “Entrada do Exército Pacificador”, pintado por Presciliano Silva, que traz como referência histórica a Independência da Bahia, em 2 Julho de 1823.
Também fazem parte do circuito expositivo: o Salão Nobre, o Plenário Cosme de Farias e o pátio interno. Nestes espaços poderão ser apreciadas pinturas do forro datadas do século XVIII, onde foram representadas as armas da cidade do Salvador, o símbolo de Portugal e as pinturas parietais do início do século XX, recuperadas em 1999. No pátio interno, pode ser apreciada a beleza da escadaria e a técnica construtiva do período colonial vista através das prospecções realizadas na antiga fonte e nas paredes internas do pátio.