Serviços Prestados

Atendimento ao Cidadão

É a fase de recepção e acolhimento das solicitações, sugestões, denúncias, pedidos de informação e elogios feitos pelos cidadãos. O atendimento inclui também o registro, encaminhamento aos órgãos responsáveis, acompanhamento e resposta das demandas recebidas. É realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h (de forma virtual) e de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h (de forma presencial), na sede da Ouvidoria, localizada no Paço Municipal da Câmara (Praça Thomé de Souza, s/n, Centro). Você também pode enviar sua manifestação através do site da Ouvidoria (na aba Fale Conosco),  por e-mail (ouvidoriacms@cms.ba.gov.br) ou ainda enviando uma mensagem para o nosso Whatsapp (71 99631-4499).


Audiência Pública

O que é uma audiência Pública?

Instrumento utilizado para promover o diálogo entre a sociedade civil e o poder municipal, a audiência pública é uma reunião pública, transparente e de ampla discussão sobre matérias de interesse coletivo. É uma forma de participação popular que torna o cidadão mais próximo do processo de decisão sobre a coisa pública. Conduzida pela autoridade municipal, seu intuito é buscar, junto à comunidade, opiniões e soluções para as demandas sociais.

Quem pode pedir?

Qualquer cidadão, representante de uma comunidade ou grupo de pessoas pode solicitar a realização de uma audiência pública pela Ouvidoria. No entanto, para que o evento ocorra, será necessário constatar se a temática proposta possui relevância social e interesse coletivo.

 


Ouvidoria Itinerante

Realização de visitas periódicas da equipe da Ouvidoria a bairros da cidade, permitindo que os cidadãos manifestem suas reclamações, solicitações, denúncias, pedidos de informação e/ou elogios diretamente com o órgão na localidade onde vive, sem a necessidade do deslocamento até a unidade física ou utilização de outros meios.


Visita Técnica

O que é uma Visita Técnica?

É a atividade que se caracteriza pela observação, in loco, por parte do poder público, de problema apontado por uma comunidade. Durante a visita, ocorre a análise da situação e são colhidos dados, como fotografias e depoimentos, para posteriores procedimentos técnicos, visando à resolução do problema ou melhoria do serviço prestado. A visita técnica acontece com a presença: do Ouvidor ou equipe técnica; dos órgãos públicos municipais relacionados ao problema detectado; e de integrantes da comunidade afetada, que podem estar representados por um líder ou porta-voz local.

Quem pode pedir?

Qualquer cidadão, representante de uma comunidade ou grupo de pessoas pode pedir a realização de uma visita técnica pela Ouvidoria. No entanto, para que a ação ocorra, será necessário constatar se a temática proposta possui relevância social e interesse coletivo.


Reunião com gestores

Realizada quando se faz necessário discutir questões específicas com determinado órgão municipal ou estadual. A necessidade pode surgir tanto por avaliação do Ouvidor quanto por avaliação da equipe técnica, com base em problemas apresentados de forma recorrente pela população ou com base na análise dos órgãos públicos constantemente demandados pelos cidadãos.

 

 

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