Coronavírus

 

ATENÇÃO:

Desde o início de agosto o Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM) - Rede SUS/ SESAB - estruturou um serviço ambulatorial para atendimento dos pacientes pós fase aguda da COVID-19. A proposta é atender os que tiveram a forma moderada ou grave da doença, ou seja, para os que necessitaram de internação hospitalar.  O serviço foi organizado para atender as demandas existentes nessa fase mais tardia, com uma avaliação estruturada e serviço de reabilitação, contando com uma equipe multiprofissional.

A marcação da consulta deve ser feita EXCLUSIVAMENTE por telefone ou e-mail.
Telefones: 3117-1677 ou 3117-1761
E-mail: heom.cpc@saude.ba.gov.br

A OUVIDORIA DA CÂMARA MUNICIPAL ESTÁ JUNTO COM VOCÊ NO COMBATE AO CORONAVÍRUS! 
Acompanhe por aqui notícias, orientações e demais assuntos em relação ao COVID-19.

 

DÚVIDAS FREQUENTES

Posso solicitar o SAMU em caso de sintomas? O Serviço de Antendimento Móvel de Urgência só atende em casos de emergência, que os médicos podem constatar através das ligações. Pacientes que apresenta sitnomas podem buscar atendimento nas unidades primárias de saúde. 
Preciso usar máscara ao sair de casa? Se houver necessidade de sair do isolamento para resolver alguma questão, é recomendável a utilização máscaras, segundo as novas orientações médicas. Contudo, não é necessário o estoque delas, pensando coletivamente nos trabalhadores de saúde e de pessoas que apresentem os sintomas da doença. É permitido o uso de máscaras caseiras, desde que  a higiene e o descarte sejam feitos de maneira apropriada.
Há maneiras de reforçar a imunidade? Segundo os médicos, não há como reforçar a imunidade. O uso de vitaminas, noites de sono bem dormidas e alimentação saudável, ajudam a fortalecer o nosso organismo, mas não previnem contra o coronavírus (nem outros vírus respiratórios). As melhores formas de proteção são o isolamento social e a higienização das mãos com alcóol gel ou água e sabão. Tome cuidado com as fake news espalhadas em redes sociais. 
Há hospitais exclusivos no tratamento ao COVID-19? Sim. A unidade é uma parceria da Prefeitura de Salvador com o Itaigara Memorial, e fica no Caminhos das Árvores. Conta com 47 leitos de UTI e mais de 200 profissionais capacitados. 
Quais são as formas de contágio? Através de gotículas elimidas por tosse, espirro e fala. O ideal é ficar, no mínimo, a 1 metro de distância ao interagir com as pessoas, e não cumprimentar com toques. Materias compartilhados, como telefones, notebooks e outros, também apresentam riscos, por isso é importante que se higienize com alcóol.

 

Confira links oficiais para se informar e contribuir com o combate ao coronavírus
Ouvidoria da Câmara tem funcionado como canal de disseminação de informações oficiais sobre a pandemia

O combate às fake news é uma ação que se torna ainda mais importante durante este período de intenso trabalho de prevenção à proliferação do coronavírus. Por isso, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador separou alguns links oficiais úteis para que os cidadãos acessem informações seguras sobre a doença. Confira, abaixo:

Links para baixar o aplicativo do Ministério da Saúde sobre o coronavírus:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes
https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

Informações diversas sobre o coronavírus:
http://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/coronavirus/

Notícias e boletins informativos sobre o Coronavírus – Secretaria Estadual de Saúde
(Sesab): http://www.saude.ba.gov.br/?s=coronavirus

Notícias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS):
http://www.saude.salvador.ba.gov.br/noticias/

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios