Gestão da Qualidade

A Câmara Municipal de Salvador é a pioneira na implantação da Política de Qualidade, sendo a primeira Câmara entre as capitais brasileiras a obter o certificado ISO 9001. Conquistado em 2007, o certificado, de reconhecimento nacional e internacional, é concedido a empresas públicas e privadas que alcançam resultados de excelência na prestação de serviços ou elaboração de produtos colocados à disposição da sociedade. Reflete o compromisso das organizações com a responsabilidade social e o atendimento às demandas de seus clientes internos e externos, colaboradores e fornecedores. No setor público ainda são poucas as instituições certificadas.


Perspectivas para 2018
As atividades da Gestão da Qualidade em 2018, em conformidade com os requisitos da Norma ISO 9001:2008, demonstraram o comprometimento da gestão da Casa Legislativa em assegurar que os objetivos da Qualidade sejam atingidos.


Para tanto, a Câmara Municipal de Salvador estabeleceu e reforça com seus colaboradores a sua Política da Qualidade, o que inclui, entre outros aspectos, o comprometimento com os requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.


Assim, buscando refletir as diretrizes da Política da Qualidade, as ações descritas abaixo continuaram sendo executadas em 2018:


• Otimizar os recursos visando à melhoria da atuação parlamentar, para a melhor fiscalização dos atos do Poder Executivo, elaboração da legislação e articulação permanente com o movimento social organizado da cidade de Salvador;

• Aprimorar continuamente o processo legislativo, visando a atingir os resultados planejados;

• Qualificar os servidores  de forma continuada;

• Buscar, de forma incessante, a implantação de tecnologias modernas;

• Manter relacionamento com fornecedores capazes de atender às demandas da organização;

• Melhorar permanentemente a comunicação com os seus clientes(vereadores), buscando atingir a sua satisfação;

 

Informamos ainda que em novembro de 2018, foi realizada licitação pública para a contratação de Consultoria externa para a atualização do sistema de Gestão da Qualidade para a  nova versão ISO 9001 , garantindo desta forma a atualização dos Processos internos e Certificação ISO 9001:2015 em 2019 e a atualização do Planejamento Estratégico da CMS para o Biênio 2019 e 2020.


HISTÓRICO - GESTÃO DA QUALIDADE NA CÂMARA

A Câmara Municipal de Salvador foi certificada em 2007 pela Bureau Veritas Certification  com base nos requisitos da norma ISO 9001:2000 Na primeira fase para a obtenção da certificação foram incluídos os seguintes processos: Tecnologia da Informação, Capacitação, Comunicação interna, Patrimônio, Almoxarifado, Compras, Financeiro, Expediente, Taquigrafia, Plenário, Documentação, Comissões, Pesquisa e Análise, Segurança, Limpeza e conservação, Manutenção e infraestrutura e Qualidade. Todo o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara foi orientado pela Albano Moura Consultoria Ltda. que capacitou servidores para atuarem como gestores de processos e auditores internos.


Durante os anos seguintes foram realizadas auditorias internas para ajustar alguns procedimentos e verificar o controle dos indicadores de qualidade e as evidências para a identificação de situações de não conformidade.


Em 2008 e 2009 a Câmara também recebeu auditores externos da Bureau Veritas para a verificação da conformidade de seus processos e obteve a confirmação da certificação com a identificação de algumas oportunidades de melhorias nos sistemas de registro de documentos, no SAPL e no ambiente físico da instituição. Foram efetuadas as alterações necessárias tendo em vista a nova versão da norma 9001 , editada em 2008. Para esta atualização a Câmara contratou uma consultoria externa especializada para capacitar os gestores e proceder aos devidos ajustes.


Em 2010, 2011, 2012 e 2013, a Câmara continuou sendo certificada pela Bureau Veritas. Em 2014, certificada pela SGS do Brasil e em 2015 e 2016 pela TUV RHEINLAND DO BRASIL.


FALE CONOSCO
Gestão de Qualidade da Câmara  Municipal
Andréa Mello – Gestora da Qualidade
E-mail: qualidade@cms.ba.gov.br
Telefones: (0xx 71) 3320-0226

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